Baleia Azul e os jovens – um novo holocausto?

O jogo da Baleia Azul refere-se a um jogo online que surgiu numa rede social russa, que está ligado a casos de suicídio de adolescentes um pouco por todo o mundo. O termo "Baleia Azul" provém do fenómeno de baleias que encalham nas praias, por motivos que ainda não estão bem esclarecidos.

Durante a adolescência, os jovens procuram identificar-se pessoalmente e socialmente, sentindo-se muitas vezes melancólicos e solitários. Por vezes, a falta de um grupo de pertença, leva-os a procurar outras fontes alternativas, como por exemplo este tipo de fenómenos.

Ao todo, tratam-se de “50 receitas para o desastre”, as quais terminam com o suicídio dos participantes. Estes recebem a tarefa do dia às 4h20, sendo que se vão tornando mais perigosas de dia para dia, preparando-os para o “objetivo final”.

Compete aos cuidadores ficarem atentos a mudanças de comportamento do adolescente ao seu encargo, especialmente se souberem que eles são jovens deprimidos, facilmente influenciáveis ou vulneráveis a dependências. Aconselhamos os cuidadores a proporcionarem jogos/atividades alternativas e a dialogarem mais com os adolescentes, compartilhando projetos de vida.

Caso eles já estejam envolvidos neste tipo de “praga”, os cuidadores devem tentar perceber o motivo que levou o adolescente a começar a jogar, falando de forma pacífica com ele.

Como resposta a este fenómeno, surgiu na internet um novo jogo, a “Baleia Cor de Rosa”, constituído por desafios que apelam à cooperação e às relações interpessoais, combatendo o isolamento dos jovens.

A manutenção do “jogo da Baleia Azul” vai depender da forma como os jovens conseguem impor limites nas suas vidas.

 

Trabalho realizado por:
(Pólo Vouzela – turma 09:30-11:00)

André Dias
Bruna Santos
Bruno Castro

PARTILHAR: