O que são Competências?

Podemos considerar competências, tudo aquilo que nos constitui e que nos caracteriza como indivíduos. Um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas que caracterizam por exemplo uma função ou profissão específica: ser arquitecto, médico ou professor. 

Assim sendo, o individuo deve desenvolver um conjunto de habilidades para alcançar a competência proposta. Estas habilidades devem ser desenvolvidas na procura das competências, durante um processo de ensino-aprendizagem que prime, não por memorizar factos e datas mas sim, pelo raciocínio e contextualização. 

As habilidades estão associadas "ao saber fazer": uma acção física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenómenos, relacionar informações, analisar situações, sintetizar, julgar e manipular são exemplos de habilidades. São as capacidades técnicas para realizar determinada tarefa, desenvolvidas a partir da teoria e da prática. 

As atitudes estão associadas "ao querer fazer": Esta característica desperta uma vasta discussão entre psicólogos, há quem diga que o indivíduo nasce com a atitude e não é capaz de aprender a desenvolvê-la, há quem acredite que é possível aprender a ter atitude desde a infância com a educação dos seus pais e por último há quem afirme que a atitude pode ser aprendida em livros, palestras, workshops. Seja lá qual for a definição correcta, a habilidade e o conhecimento sem atitude não leva a nada.

O conhecimento está associado "ao saber": aquilo o que aprendemos na escola, no trabalho, e na vida. Este é o saber teórico, aquele que está gravado apenas na mente de cada um, baseado na sua vivência e estudo. Proveniente do saber, de aprimorar, de esclarecer individualmente aquilo que não se sabia. Podemos possuir o conhecimento de diversas formas, ao estudar, ler, em conversa com amigos, através da navegação pela internet ou apenas através das nossas vivências. O conhecimento é a base, mas possuir apenas o conhecimento e não agir ou ser capaz de manipulá-lo, não é suficiente, é necessária atitude.

PARTILHAR: