TRABALHO DO CURSO CARE - O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

O Impacto das Novas Tecnologias

Na atualidade, convivemos quase todos os dias com as novas tecnologias. Apesar de fazerem parte das nossas vidas e rotinas, as novas tecnologias podem afetar negativamente a forma como interagimos com os outros.

As novas tecnologias permitem comunicar mais facilmente com outras pessoas através de um ecrã. Para muitos, ainda constitui uma forma de entretenimento, seja através das aplicações ou jogos, em telemóvel ou computador. Permitem também reencontrar amigos do passado e é, por vezes, a única forma gratuita de comunicar e até mesmo ver outras pessoas, sobretudo aquelas que estão no estrangeiro. Além disso, é também uma forma de nos mantermos atualizados em relação às notícias do mundo e ao que acontece à nossa volta.

Apesar de todas estas vantagens, disponíveis com apenas um clique, existem alguns perigos e desvantagens. Esta facilidade de comunicação pode levar-nos a estabelecer comunicação com quem não conhecemos, o que pode originar desapontamento, fornecimento de informações privadas que, por sua vez, podem levar a um terrível sentimento de violação de privacidade ou mesmo serem usadas contra nós. Podem até, no limite, levar a outras situações que atentam à nossa integridade física.

Além disso, estas novas tecnologias podem gerar em nós dependência. Essa dependência pode interferir negativamente nas nossas relações mais próximas, desvalorizando essas mesmas relações, desconsiderando a importância do diálogo próximo, e promovendo, assim, o afastamento de pessoas significativas, como os membros da família. Além disso, prejudica o nosso rendimento escolar, diminuindo o tempo dedicado ao estudo. Também a concentração fica prejudicada, devido às constantes solicitações recebidas através de notificações, mensagens ou chamadas telefónicas.

Em última análise, as novas tecnologias privam-nos do desenvolvimento de competências essenciais no relacionamento com outros, competências essas tão características do ser humano, como a comunicação, a empatia, a compreensão, a resiliência, a cooperação, a saber refletir antes de agir, entre tantas outras que nos ajudam a crescer e a fazer face aos desafios do mundo atual. Esta dependência priva-nos de estabelecer relações verdadeiramente genuínas.

Tendo em conta o exposto, devemos ser capazes de moderar o uso destas novas tecnologias, não descurando o relacionamento autêntico com os outros, já que apesar de todas as facilidades e possibilidades inerentes, o uso abusivo daquelas leva-nos a pagar um preço demasiado elevado.

Trabalho realizado no âmbito do módulo Motivências, pelos alunos do curso CARE do Pólo da Figueira da Foz:

- Alina da Cruz
- Daniela Cravo
- Maria Inês Caeiro
- Matilde Duarte
- Milene Vieira

PARTILHAR: