CIDADANIA +

O QUE É O PROGRAMA CIDADANIA+ ?

O Programa Cidadania+ visa entender quais são as forças, oportunidades e melhorias nos diversos agentes educativos ( professores, encarregados de educação, pais e alunos) por forma a propiciar uma maior satisfação e sucesso nos âmbitos pessoal e futuro profissional. Permite diagnosticar o que mais valorizam e como tendem a comportar-se nas relações uns com os outros e assim estudar fatores inerentes ao desempenho pessoal, estratégias de comunicação intergeracional, ensino e cidadania.

Visa portanto, contribuir para a melhor compreensão do desenvolvimento de traços/ tendências e características dos inquiridos e que influenciam a trajectória de desenvolvimento humano.

O Programa Cidadania + pretende realizar um Estudo dos Perfis e Interesses das Comunidades Escolares, com o objetivo de obter a norma da ferramenta para Portugal e construir uma fotografia nacional/ regional dos perfis e interesses dos Professores, Encarregados de Educação e Alunos. Os resultados obtidos irão ser utilizados de forma a comparar cientificamente os diferentes níveis de interesses alcançados quer ao nível local/regional/nacional.

 

PONTOS CHAVE E OBJETIVOS

  • Identificar quais as características dominantes da população alvo;
  • Obter uma fotografia representativa da comunidade educativa;
  • Obter a norma da ferramenta para Portugal;
  • Perceber o que move a comunidade escolar, como pensam e agem perante assuntos como Auto-conhecimento, Desenvolvimento Pessoal e Cidadania.

COMO ACONTECE?

O Programa Cidadania+ inicia com o Estudo de Perfis e Interesses Gerais das Comunidades Escolares, com a aplicação a uma amostra representativa do 2º e 3º ciclo da população estudantil, Professores e Encarregados de Educação, e denominado por Teste Estrutural de Perfis e Interesses - EDSA e culmina com a dinamização de uma Feira de Informação subordinada ao tema

O Teste Estrutural de Perfis e Interesses - EDSA trata-se de um instrumento de psicometria computorizada, baseado em trabalhos de psicologia realizados por Robert S. Hartman, em “ The Structure of Value” 1967, Dr. Dave & Vera Mefford, Katharine Cook Brigs e Isabel Briggs, em “Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) e “Understanding Personality Type”, que serviram como modelo base para descrever e definir os diferentes tipos de perfil de interesses (objetivos e atividades preferidas) e as estratégias para atingir os objetivos ( formas preferidas para fazer coisas), de cada um e de acordo com as suas características de personalidade.

Examina duas áreas distintas:

  • Comportamentos, emoções observáveis e valores;
  • Atitudes e motivações pessoais.

Este Programa abrange:

Os Pais e os Professores que trabalham em cooperação para o sucesso dos jovens.

Os alunos do 2º e 3º ciclos, - uma fase decisiva no desenvolvimento e formação do perfil de competências de cada aluno. Responde a perguntas e dúvidas em relação ao futuro.

Pais

Professores

Alunos

Este Programa trabalha toda a Comunidade Escolar potenciando deste modo a promoção do sucesso escolar através da adopção de estratégias de comunicação que tiram partido das características de personalidade bem como do conhecimento geral dos tipos dominantes da comunidade.

Promove o auto-conhecimento com identificação de pontos fortes e de melhoria, a auto-reflexão sobre a importância da cidadania e do impacto na sua vida pessoal, social e futuro profissional.

Contribui para uma participação ativa na educação por parte dos Pais e Encarregados de Educação permitindo uma comunicação mais eficaz, entre pais e filhos e pais e escola.
Portanto é um Programa que aposta na promoção da reflexão, adequação e transformação de comportamento e sensibiliza para a importância crescente do desenvolvimento das competências, em articulação com a construção de uma cidadania saudável.

Este trabalho é fruto de uma estratégia desenvolvida em parceria com diversas entidades a nível nacional, entidades públicas e privadas, organizações escolares e profissionais, que apostam na cooperação para a obtenção de resultados extraordinários.
Para uma cidadania plena é fundamental que a democracia e a educação andem de mãos dadas. A principal riqueza de uma nação são os seus cidadãos, e o país será mais forte com cidadãos mobilizados para crescer e construir uma Cidadania+.

Para mais informações sobre o Programa envie email para info.cidadaniamais@skillsgym.pt