Não é raro deparamo-nos com pais que nos dizem que os seus filhos estudam. No entanto, estes não conseguem obter bons resultados na escola. É cada vez mais comum ouvirmos frases como: “O que fazer?” “Como podemos alterar este quadro?” ”O que podemos fazer pelo nosso filho?”
A solução poderá ser mais simples e mais fácil do que parece!
Somos diferentes e é com base nessa diferença que a Skillsgym trabalha. Conhecer o aluno, o seu meio ambiente, os seus amigos ou pares, o seu meio familiar, é fundamental neste processo, assim como o conhecimento dos resultados atingidos ao longo do seu percurso escolar. Da mesma forma, é importante o aluno conhecer-se, não só sob o ponto de vista das competências, mas também na forma como realiza o seu estudo.
Como se avalia esta questão junto dele?: “Como estudo melhor?!”
- Sozinho ou em grupo,
- No silêncio, em casa, ou no ruído do café,
- Com a música ou a televisão com volume alto ou baixo,
- Tiro as dúvidas com os professores nas aulas,
- Ou não consigo estudar em casa porque não percebi a matéria?
Como se definem os objetivos que pretendo atingir? Como devo estudar?
A eficácia do estudo depende, por um lado, de características pessoais, como o ritmo de aprendizagem, a facilidade em memorizar, em concentrar-se, sintetizar, analisar… por outro, dos objetivos que o aluno pretende atingir – pessoais e académicos, a médio ou a longo prazo. Mas o Método de Estudo, que resulta de todos os fatores anteriormente descritos está associado a algo importante e fundamental que é a motivação do aluno e destas duas vertentes, das quais depende o verdadeiro sucesso do aluno.
Um aluno motivado tem objetivos definidos a nível pessoal e académico e esforça-se por atingi-los.
A concentração e a memorização são processos que acontecem de forma associada, ou seja, sem uma não exista a outra. Cabe aos psicólogos educacionais descobrir as lacunas deste processo para apoiar o aluno na resolução do mesmo. Ao nível do estudo, este poderá ser o primeiro fator a trabalhar.
A gestão do stress ou da ansiedade associada ao estudo ou à realização de testes é também um desafio dos alunos e dos psicólogos educacionais. Perceber os motivos desta ansiedade e diminui-la ou ultrapassá-la é fundamental para que o aluno aumente a sua eficácia.
Por último a gestão do tempo faz o jovem aluno sentir-se capaz de gerir autonomamente a sua vida pessoal/académica, ajudando-o numa fase de crescimento em que com alguma dificuldade priorizam as tarefas ou solicitações de que são alvo. É importante que tenham tempo para se divertirem, para relaxarem após as aulas nos seus hobbies favoritos, mas também perceberem a importância do estudo diário para que obtenham sucesso com o método de estudo aprendido e com a motivação que descobrem quando percebem que, ou são mais capazes, apesar das dificuldades, ou conseguem potenciar/aumentar os seus sucessos.