Principais hábitos recorrentes que os pais têm de abandonar na educação dos filhos

Um dos piores hábitos que os pais têm é com a alimentação dos seus filhos, sobretudo em crianças a partir dos 12 meses, quando a criança é introduzida na dieta da família. A criança passa a comer aquilo que a família normalmente usa para se alimentar e começa por exemplo a consumir refrigerantes, comida com muito sal e sobremesas carregadas de açúcar.Estes hábitos inadequados começam muito cedo, em idade pré-escolar e no seio da família. É uma situação de preocupação e que aumenta a probabilidade de virem a sofrer de diabetes na idade adulta.

Ensinar os filhos a dizerem NÃO no que diz respeito ao uso da Internet e às Redes Sociais! Nos dias de hoje há pais que são verdadeiramente leigos e filhos que parece que já nascem ensinados a mexer em iPads. Existem outros pais que são os próprios a usarem e abusarem das redes sociais. Quantos de nós vamos almoçar ou jantar fora e vemos no restaurante um pai sentado com os filhos à mesa e a visitar o Facebook em vez de estar a conversar com os filhos? O problema não é a tecnologia mas o uso que se faz dela. O importante é ter um limite, uma definição de até onde uma criança pode ir, limite esse que é dado pelas práticas educativas.

Evitar criticar a criança é outro dos maus hábitos que os pais têm. Os pais não podem e não devem humilhar os filhos publicamente. Se os filhos se comportarem mal em público, é preferível chamá-los a um canto e repreendê-los em particular. Quando a criança tem um comportamento inaceitável, evite dizer que ele é mau. Há que ser assertivo na forma como mostramos à criança o que fez de errado, temos de ser firmes e dizer-lhes o que esperamos deles.

Estes são apenas três erros que cometemos na educação dos nossos filhos que podem trazer repercussões futuras. A tarefa educativa dos pais é delicada e envolve um processo de aprendizagem sujeito a erros. Apesar de querer o melhor para seus filhos, nem sempre os pais os beneficiam com certas atitudes.

Joana Mota Figueiredo

PARTILHAR: