FAQ's

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é um centro de Competências SkillsGym ?

É um centro de avaliação e desenvolvimento de competências que prepara e treina jovens do 5º ano ao 12º ano de escolaridade na obtenção de resultados escolares efectivos através do aumento do desempenho escolar. Consiste na aplicação de um método qualificado e flexível, O Sistema Integrado de Aprendizagem, para o qual utiliza instrumentos e materiais de superior qualidade. Escolhe os melhores profissionais da industria e coloca o formando no topo das suas prioridades.

Um Centro SkillsGym é um lugar onde qualquer jovem se sentirá integrado e acolhido. É um lugar onde todos sentem o espirito académico que dinamiza o gosto pelo estudo ao mesmo tempo que se diverte.

Qual é a ideologia e filosofia de um Centro SkillsGym?

É nosso objectivo contribuir para uma melhor formação e desenvolvimento do potencial dos  jovens que recorrem aos nossos centros, dando-lhes princípios orientadores da sua conduta individual e em grupo. Descobrir, transformar e energizar o talento de cada um.
Respeito pela liberdade de crenças, religião ou ideologia, aos formandos e seus pais;

  • Educação e respeito pelas pessoas, na dignidade e integridade de cada um;
  • Educação para a convivência em paz e tolerância, no que diz respeito á diversidade e solidariedade entre pessoas;
  • Incremento de práticas saudáveis que dinamizem a personalidade e que contribuam para um melhor nível de vida e uma mais-valia para a sociedade.

Qual é a importância do Centro de Competências SkillsGym?

Os nossos centros actuam no sector do ensino especializado, isto é, o sistema de aprendizagem SkillsGym constitui-se pelas suas características, como ensino complementar ou extra curricular, direccionado para superar as limitações do sector educativo e está claramente em consonância com critérios educativos e de qualidade.

Estamos seguros da importância do nosso papel pelas seguintes razões:

1. Insuficiência do ensino escolar:

Na prática, uma parte substancial dos alunos que finalizam os seus estudos não alcança um nível significativo de qualidade e devem complementar externamente a sua formação, ou seja, as elevadas taxas de insucesso escolar de uma forma geral, tornam necessária uma alternativa personalizada de instrução onde cada aluno colhe os valores de referência que deve utilizar para eliminar deficiências de formação;

É praticamente impossível adquirir um nível de conhecimentos sem praticar o tempo necessário e com os recursos adequados.

A aprendizagem eficaz de uma língua ou o desenvolvimento de competências sociais, resultam do grau de confiança que o formando alcança. A aprendizagem baseada num método prático, fléxivel e que respeite o ritmo de cada um, é essencial para os resultados que se pretendem alcançar.

2. Necessidades reais de formação

Existe uma consciência geral, da necessidade de desenvolvimento de competências sociais e linguísticas, especialmente por parte dos pais que “viveram na pele” este problema. Sabem que sem este domínio, as possibilidades de futuro dos seus filhos são bastante menores.

Portugal é o país Europeu em que os seus cidadãos possuem menos competências para falar uma segunda língua. Falado por cerca de 1,5 biliões em todo o Mundo, o Inglês não é apenas uma maneira de comunicar, é um modo de vida.

Esta consciência também se estende a boa parte dos Jovens, ainda que por outras razões, pois a mensagem que é permanentemente veiculada é a de que o Futuro é daqueles que estão verdadeiramente preparados. 

3. Ausência de competências e de qualidade

Em Portugal existem centenas centros de estudo, escolas de formação, sem qualquer fiscalização e a maioria delas, apresentam pouca qualidade e não resolvem os problemas. Na maioria respondem mais á necessidade de “fazer algo” fora da escola “igual ao que se faz no judo, ballet, natação, etc.” e não desenvolvem uma aprendizagem real, por outro lado, em muitas ocasiões, os alunos são vítimas dessa desorganização que veicula baixos preços em troca subjacente e disfarçada de professores desajustados, métodos antiquados e baixos resultados.

A necessidade de maior desenvolvimento dos jovens e lidar com sucesso face às exigências actuais e futuras da escola, universidade e postos de trabalho. A título de exemplo, ao avaliar as competências estamos a construir os perfis dos jovens estudantes, são instrumentos centrais na gestão do indivíduo e das mudanças. Dão orientação para a construção de um Plano de Desenvolvimento Pessoal. A partir da comparação dos perfis atual e futuro, em discussão entre os educadores e educandos, pode-se fazer uma projeção sobre as medidas de desenvolvimento do Educando que devem ser implementadas, para o preparar para as necessidades futuras. Ajudam a identificar as redes internas e externas que devem ser construídas, por um lado, "fazer compras" para a falta de know-how e, por outro lado, constituir uma base de conhecimento disponível para o educando, através da aprendizagem ora de conhecimentos, ora do desenvolvimento através do treino de competências. Os perfis revelam o conhecimento, habilidades, competências e experiências dos educandos, como educador partilha certamente as mesmas preocupações sob a forma de desenhar o melhor caminho para o seu educando. 

4. Actualização de conhecimentos

A crescente divulgação entre os jovens das tecnologias que, ao mesmo tempo, crescem a um ritmo que dificilmente pode ser seguido a nível individual, sem qualquer apoio técnico e especializado. Igualmente todos dias crescem novos desafios, novas perguntas que precisam de resposta concisa e imediata.

Porque deve frequentar os nossos Percursos Educativos?

Aplicamos a mais moderna metodologia e a melhor tecnologia que existe no mercado: os nossos programas são elaborados e desenvolvidos anualmente e incluem o melhores recursos que existem no mercado. O nosso método denomina-se Sistema Integrado de Aprendizagem e é constituído por cinco fases, são elas: Diagnóstico, Formação, Avaliação, Reforço/Suporte e Validação. Cada fase de aprendizagem tem como objectivo facilitar a assimilação dos conteúdos para que cada um desenvolva as suas capacidades de aprendizagem, ajudando ainda a praticar o que se aprende, aumentando a confiança e ajudando a intervir em debates entre formandos.

COMO FUNCIONA?

Mais do que um centro de formação é um sistema de ensino apoiado numa metodologia inovadora e diferenciada, centrado nos resultados de quem frequenta as nossas acções. O nosso serviço proporciona apoio e encorajamento, oferecendo, simultaneamente, materiais didácticos e infra-estruturas físicas de primeira qualidade. Para o alcançar definimos quatro estratégias cruciais: reforço da motivação, estabelecimento da autoconfiança, orientação para a utilidade prática dos conhecimentos e fazer acreditar e progredir;

  • Metodologia aplicada às necessidades escolares - O que diferencia um centro SkillsGym da maior parte dos centros de aprendizagem para jovens é o facto, dos programas estarem adaptados ao ensino escolar e às necessidades futuras do mercado de trabalho. Os nossos formandos, além de aprenderem, estão um passo à frente da sua escola, porém na mesma linha de orientação.
  • Ambiente diferenciado - Instalações modernas, equipamento e recursos fundamentais no setor, pensados exclusivamente para que cada formando tenha êxito na sua aprendizagem. Cada centro é dotado de um volume de recursos invulgar em qualquer escola.
  • Os melhores profissionais - Os melhores professores, instrutores e psicólogos educacionais, o mais qualificado pessoal com o objectivo exclusivo de que os nossos formandos tenham êxito na sua aprendizagem, se sintam motivados e que tenham gosto em frequentar um centro SkillsGym.
  • Um Programa motivacional único no sector - Um programa motivacional no setor cujo objectivo é que o formando incremente a sua auto-estima e se convença do seu potencial, baseado num apoio constante e no reconhecimento do seu esforço – Quadro de Excelência, Aluno Qualidade, Programa Fidelidade.

O que são os Percursos Educativos?

Os Percursos Educativos, são por definição, locais onde se fazem experiências das mais variadas áreas com os mais variados fins. Constroem-se soluções, inovam-se materiais e matérias, responde-se a questões que subsistem durante anos, revoluciona-se a ciência e consequentemente a vida das pessoas, directa ou indirectamente.

A Skills Gym, sendo um centro de competências e promotor do desenvolvimento e avaliação de competências, assume-se também como um laboratório em que cada um pode testar as suas capacidades e “criar” outras que sejam mais eficazes para os seus propósitos e percursos de vida.
Os percursos educativos Skills Gym, são um conjunto de projetos educativos que promovem o desenvolvimento de competências. São compostos por sessões práticas de experimentação, partilha de conhecimentos, encontros, ensaios, entre outras actividades.

Os percursos educativos Skills Gym são espaços colaborativos que procuram trabalhar as motivações e interesses dos jovens, neste âmbito terão a oportunidade de se “testarem” a si próprios.As principais áreas de trabalho são a orientação vocacional, técnicas de aprendizagem, desenvolvimento de competências relacionais, motivacionais, linguísticas e de empreendedorismo. 

Não existe um limite ou um objectivo definido para cada área, os Os percursos educativos trabalham interesses que nestas idades estão sempre em expansão e dependem da vontade e do trabalho dos mesmos. A vida é feita de ciclos, obstáculos, percursos, decisões, estratégias, jogadas e objectivos...
É cada vez mais importante trabalhar as competências pessoais dos jovens desde cedo, em simultâneo com as competências técnicas que adquirem na escola. Ao conhecermo-nos melhor como pessoas, tornamos as nossas decisões mais acertadas e torna-se mais fácil ultrapassar certos obstáculos que muitas vezes nos impedem de atingir com sucesso os nossos objetivos

Quais as modalidades de frequência existentes no Centro de Competências Skills Gym?

No Centro de Competências SkillsGym existem as seguintes modalidades: 

  • O centro de treino de competências promove o desenvolvimentos de competências não formais como também se procura estabelecer percursos escolares/profissionais e perfis de competências.
  • É no centro de treino de competências onde se aprendem as  linguagens universais. Todos temos que as aprender e/ou reciclar, seja simplesmente para nos mantermos actualizados, seja para melhorar o nosso desempenho escolar ou a competitividade profissional. Desta forma ocupamos os tempos livres de forma útil e saudável. O treino de competências é uma realidade que nos acompanha ao longo da vida.
  • É no centro de treino de competências que se pode usufruir do Centro de Alto Rendimento Escolar.Vamos apoiar e ajudar os alunos no seu trabalho do quotidiano, através de:
    Colocar os objetivos que estão na monofolha por exemplo associado ao CARE
  • É no centro de treino de competências que se pode usufuir do English Cambridge Program
    Colocar os objetivos do ECP por exemplo que estão nas monofolhas

Como escolher a forma mais adequada de acompanhamento?

Para que a escolha da modalidade seja a mais adequada, é realizada uma entrevista  totalmente gratuita em que é feita uma avaliação pela Área Pedagógica, que vai ajudar a orientar e a definir um plano de trabalho para o aluno. Solicite já a sua entrevista, ligando para o número 700 100 140 ou preenchendo um formulário no nosso site.

No fim do curso entregam certificados?

No final da formação vais receber um certificado de prestígio, comprovando todas as competências práticas adquiridas ao longo da formação, sendo, sem dúvida, uma mais-valia para o teu sucesso curricular e profissional.