Como Realizar Bons Apontamentos

Os apontamentos são muitas vezes uma ferramenta importante no momento de estudar, e podem ser
constituídos apenas por palavras, expressões, esquemas ou textos muito breves que se escrevem para
registar, de forma muito concisa, informações que se leem, ouvem ou veem (Santos, 2005)

 

Vantagens de tirar Apontamentos

 

Os apontamentos são um registo escrito da informação que recolhemos, selecionamos e organizamos, e
assumem um papel essencial devido às suas inúmeras vantagens:

 

 - ajuda a manter a atenção e a concentração. Facilita a aprendizagem na medida em que nos obriga a estar mais atentos ao que lemos ou ouvimos;
- Quando tiramos apontamentos de uma aula, livro ou filme, traduzimos o que lemos e ouvimos em palavras nossas, tornando as revisões de um assunto mais fáceis, rápidas e eficazes;
- Ajuda a memorizar com mais facilidade uma vez que se escreve enquanto se ouve ou lê. Desta forma, assimilamos mais facilmente os conhecimentos uma vez que o registo escrito da informação permite uma maior memorização e organização da mesma;
- Irá também potenciar a capacidade de análise e de síntese, uma vez que tens que selecionar o essencial no momento em que realizas os teus apontamentos;
- Treina-se a escrita;
- Ajuda a economizar o tempo no momento de fazer revisões para os testes;
- Promove a melhor e mais rápida aprendizagem da matéria, já que fazer apontamentos requer empenho e
esforço.

 

 

Tirar Apontamentos de uma Aula

 

É fundamental registar o que os professores expõem sobre um assunto, numa aula. É importante estares atento, e realizares uma escuta ativa dos aspetos que o professor dá mais importância, aos exemplos que utiliza, ao que escreve no quadro. Os professores irão abordar mais detalhadamente o que consideram mais importante e omitir pormenores que não consideram tão importantes. Lembra-te que não vais registar tudo o que o professor diz! Os apontamentos deverão refletir os principais aspetos de um assunto. No momento de tirar apontamentos, será muito vantajoso para ti se aprenderes a conhecer o método do professor, se interpretares bem as palavras e ouvires até ao fim aquilo que se diz na aula, uma vez que depois de saberes como cada professor costuma organizar as suas aulas, irá tornar-se mais fácil conseguires seguir a linha de raciocínio e de pensamento do professor e assim conseguirás elaborar bons apontamentos (Estanqueiro, 2000; Gozalo, 1999). Em suma, para além do registo da informação, deves procurar compreendê-la, ajuizar sobre ela, colocar dúvidas e solicitar esclarecimentos.
a autora susana gozalo elaborou uma estrutura que pensa ser a ideal para realizar bons apontamentos. na opinião da autora deverás:
 

Escutar  – Compreender – Registar – Rever

 

Escutar: refere-se ao facto de que a grande parte da aprendizagem relaciona-se com o que o professor expõe durante as aulas. Por isso, é fundamental que escutes atentamente o professor.

Compreender: deves compreender o que é dito para que possas tirar bons apontamentos, uma vez que este procedimento não é um mero registo mecânico do que se ouve. Implica compreensão, uma elaboração mental, para que se escreva o que é essencial de uma forma sistematizada.

Registar : deves registar nos apontamentos somente o que é essencial, ou seja, as ideias principais, o que implica uma seleção daquilo que se ouve. O registo envolve uma sistematização dos conhecimentos.

Rever: para terminar com sucesso, é importante que releias os apontamentos que tiraste de uma aula o mais depressa possível, pois assim poderás verificar se realmente compreendeste todos os conteúdos. É nesta revisão que vais identificar o que não percebeste, corrigir erros, detetar informações que não captaste, reconhecer dúvidas, etc. Sempre que possível, deves, ao rever os apontamentos, sintetizar em poucas linhas o fundamental da aula, clarificando conceitos (Gozalo, 1999)

#skillsgym 

PARTILHAR:

Leave a Comment