A importância do desenvolvimento das Soft Skills para o teu futuro

Hoje vamos falar-te daquilo que nos orienta e que dá nome à nossa organização: Soft Skills.

As soft skills (ou competências comportamentais), são competências relacionadas com o saber ser – remetem para a capacidade das pessoas se relacionarem entre si e na forma como agem perante os desafios profissionais.

As empresas pretendem que os seus colaboradores e candidatos demonstrem mais do que habilidades e conhecimentos técnicos. O candidato ideal será aquele que consegue reunir hard skills e soft skills.

Independentemente do cargo e função desenvolvida, a necessidade de saber ser, saber estar e saber fazer é fundamental para a evolução e sucesso profissional.

As soft skills referem-se a competências comportamentais e sociais, sendo facilmente associadas a características da personalidade individual.

Atualmente, estas soft skills são extremamente valorizadas pelas organizações e, por isso, uma excelente aposta para quem quer ter um currículo brilhante. No entanto, por vezes, não são fáceis de adquirir e requerem esforço por parte dos alunos. Algumas soft skills que podes desenvolver são a comunicação, o trabalho em equipa, o pensamento crítico, criatividade, liderança, gestão do tempo, positividade, resolução de problemas e adaptabilidade.

Enquanto que algumas pessoas parecem ter algumas destas características de forma inata, outras têm que as trabalhar e aprimorar. Nesse caso, é essencial que estas sejam trabalhadas desde cedo.

Assim, sugerimos que da próxima vez que um professor pedir voluntários para um projeto extracurricular, diz que sim! Aproveita todas as oportunidades que se alinhem com os teus interesses que puderes e te ajudem no futuro. É frequente pensarmos que o mercado de trabalho ainda está longe, mas está mais perto do que pensas e estas soft skills dão-te as capacidades de que necessitas para teres sucesso, tanto nas tuas relações pessoais como no mercado de trabalho.

 

Jorge Silva

 

PARTILHAR:

Leave a Comment

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano ou não a fim de prevenir submissões automáticas de spam.
13 + 1 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.