Ler é importante e tu sabes disso...

Sei que és um jovem inteligente e perspicaz. Desde sempre tens ouvido, através dos teus pais, professores e dos meios de Comunicação Social que Ler é muito importante. Contudo, sei que pensas sempre …”que seca”.

Contudo sei que és astuto e perspicaz. Sabes perfeitamente que os teus colegas e amigos que leem, de forma regular, possuem um vocabulário mais amplo. Falam e escrevem com destreza e facilidade, refletindo-se categoricamente em resultados e desempenho escolares positivos.

A nossa capacidade de bem comunicar aumenta exponencialmente, levando-nos, assim, a escrever correta e fluidamente, melhorando a dicção, permitindo-nos simultaneamente adquirir novos conhecimentos.

Além disso Ler melhora o raciocínio, a capacidade de entendimento e a perceção da realidade. Ajuda, sem dúvida, a transformar-nos em cidadãos confiantes, informados, capazes de agarrar todas as oportunidades, para escalarmos os degraus oferecido pela sociedade. É um meio privilegiado para a interação e integração social de cada indivíduo, não só no quotidiano, mas também sempre que tomamos decisões de maior impacto na nossa vida.

Assim sendo, concordas, com certeza, que, quando existe estímulo para a leitura, facilmente verificamos efeitos benéficos no crescimento pessoal de cada indivíduo, mas, de igual forma, na evolução dos povos e nações. Prova disso é que as sociedades mais evoluídas dos nossos dias (ex.: países nórdicos) são compostas por líderes e agentes políticos, educacionais, económicos e sociais bem formados, ajudando a catalisar bem-estar geral, com reflexos percetíveis em níveis escolares sólidos, economias em crescimento sustentado, tolerância cultural e religiosa, onde existe um clima de paz e segurança permanentes.

Consegues entender que ler é uma oportunidade para viajar, conhecer outras culturas. Podes facilmente partilhar múltiplas experiências escritas pelo narrador/escritor, comparando pontos de vista, compreendendo intenções, conduzindo constantemente a colocar questões e a procurar respostas. Percebes assim que a leitura é, sem dúvida, um exercício de discernimento.

Ajuda a pesar argumentos, refletindo sobre opções e ideias de personagens e autores e que facilmente podes aplicar nas tuas vivências quotidianas, com um impacto positivo, não só a nível escolar, mas também no teu desenvolvimento pessoal e humano.

Exatamente com este propósito no horizonte, a Skills Gym desenvolveu uma formação muito específica, direcionada a ajudar crianças e adolescentes na persecução desse objetivo de forma prática e dinâmica: curso Motivências.

Marta Sá

PARTILHAR: