MOTIVAÇÃO

Segundo o dicionário Priberam Motivação significa estímulo, incentivo, argumentação, justificação, fundamentação, ou mesmo o motivo que leva alguém a agir de determinada forma.

Se analisarmos o contexto atual do nosso país, poderemos dizer que sustentar a motivação em realizar um grande feito, ou mesmo um projeto simples tem sido difícil, afinal a pandemia trouxe consigo a incerteza.

Na vida pessoal trouxe o distanciamento: os abraços apertados e beijos acalorados cederam lugar às mascaras ao álcool em gel. No âmbito profissional uma nova realidade se estabeleceu, afinal o home office que era para poucos agora é para toda a gente. E mesmo no setor acadêmico a realidade passou a exigir o mínimo de conhecimento das ferramentas virtuais para se alcançar um bom aproveitamento nos estudos.

Enfim, em pouco tempo tudo mudou e não estávamos preparados para as novas exigências. Como é possível, então, manter-se motivado em meio às incertezas e às tristes notícias que recebemos todos os dias?

Existe algumas ações, que se realizadas constantemente, fazem toda a diferença em relação à maneira como enxergamos a vida, e consequentemente altera positivamente o estado de espírito de quem as pratica. Pensar positivo é uma delas! Refiro-me a uma maneira altruísta de pensar, que ultrapassa os obstáculos e visualiza os objetivos realizados.

Visualizar objetivos é essencial. Afinal, onde está o seu foco: no problema ou na solução final? Quando enxergamos os resultados, muitas vezes solucionamos os problemas, sem ao menos percebê-los.

Há que se considerar que os erros são um grande aliado para a evolução de qualquer pessoa. Portanto, reconhecer os erros e aprender com eles nos garante que seremos vitoriosos nos percalços seguintes.

O Planeamento gera resultados e proporciona uma visão abrangente do percurso a ser seguido, o que intrinsecamente garante confiança no caminho a ser trilhado. Neste sentido, um bom planeamento traz consigo o aumento da motivação, afinal, quando se sabe onde quer chegar e qual caminho trilhar, o percurso torna-se muito mais fácil e prazeroso.

Neste sentido, vale destacar que realizar atividades prazerosas, aumentam os hormônios da satisfação, como dopamina, serotonina e oxitocina, por exemplo. Bem-estar é um grande aliado à motivação pessoal!

Algo que não pode ser esquecido é a comemoração das conquistas alcançadas. Ainda que sejam pequenas vitórias, estas, trazem consigo a proximidade do objetivo maior, portanto há que se criar o hábito de valorizar os pequenos avanços.

Todas estas atitudes, em conjunto e constância, garantem uma maior motivação, visto que contribuem efetivamente para um comportamento mais positivo, seguro e confiante de quem as pratica.

 

CRISTINA CARVALHO

PARTILHAR:

Leave a Comment

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano ou não a fim de prevenir submissões automáticas de spam.
1 + 3 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.