Um Novo Mundo...Uma Nova Vida na Educação

Tem sido fundamental a resposta ágil  às necessidades educativas de crianças e jovens, perante uma Crise Pandémica à Escala Mundial. Tem sido premente a construção de respostas adaptadas a uma crise que rapidamente se percebeu que iria muito além da já gravosa crise Sanitária, Económica e Social. Trouxe disrupção no Combate ao Abandono Escolar e Desafios incomparáveis no que respeita à Implementação de Estratégias para a Criação de Oportunidades Educacionais e de Desenvolvimento, quer em Portugal, quer nos países da Lusofonia, quer em todo o globo. A mitigação dos impactos depende sobretudo da continuada ( re) ação de todos nós, Pais, Encarregados de Educação, Professores, todos os Agentes Educativos, numa sociedade ainda anestesiada e confinada, com muitas incertezas em relação ao futuro.  Pais e Professores com dificuldades em acompanhar as crianças e jovens nos seus estudos, ora por falta de ferramentas, ora por motivos profissionais, ora por motivos de saúde, associados à Covid, às restrições, aos constantes e intermináveis estados de emergência.

Impactos estes ainda mais duros nas famílias desfavorecidas oriundas de países e comunidades educativas mais vulneráveis, com infra aestruturas e recursos educativos mais deficitários. Todas estas limitações comprometem em toda a linha as oportunidades de real aprendizagem,  tendo um efeito direto na perda de conhecimento e na aquisição de habilidades.

Com a resiliência e dinamismo dos professores, pais e alunos, ao fim de um ano de pandemia é notável a capacidade de motivação e de resiliência, de encontrarem formas inovadoras para ensinar/aprenderem nestes contextos totalmente inesperados, não havendo prática corrente até então, e com uma adaptação inigualável.

A cooperação, com a troca e partilha de conhecimentos e soluções, têm sido fatores determinantes para protegermos o bem mais essencial “ Educação para Todos”, tão exposto ao risco e sem precedente nesta geração. Juntos somos a SOLUÇÃO, a  rede de educadores que, com permanente otimismo em relação ao presente e futuro, mantemos a missão de Orientar para uma Estratégia de Educação Viva e Para Todos, quer durante, quer no Pós-Pandemia.  E como?

Continuarmos atentos e proativos, priorizar o que é prioritário”garantir a aprendizagem dos alunos, apoiar aqueles que não têm condições e/ou competências para estudo independente; garantir o bem estar de alunos e professores; fornecer suporte profissional aos professores, garantir a integridade dos processos de avaliação; definir novas prioridades curriculares e garantir apoios sociais e de alimentação dos estudantes”(Roteiro para orientar a resposta educativa à Covid 19 de 2020).

Temos todos aqui um Papel Contundente nesta Caminhada. Para um dia mais tarde cada um de nós possamos olhar para traz e perguntarmo-nos “ o que estava eu a a fazer durante a pandemia? - Aprender/Ensinar, a Crescer e a Ser Feliz”.

 

Ana Rocha

PARTILHAR:

Leave a Comment

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano ou não a fim de prevenir submissões automáticas de spam.
5 + 10 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.