Importância de uma alimentação saudável e sua ligação com o desempenho escolar

Os hábitos alimentares constroem-se durante a infância e mantêm-se até à vida adulta. Deste modo, é particularmente importante atuar na faixa etária da infância. A obesidade, já apelidada de “A epidemia do século XXI”, está a atingir cada vez mais a população infantil e juvenil. Portugal está entre os países europeus com maior prevalência de crianças com excesso de peso e obesidade, com valores superiores a 30% (crianças dos 7 aos 9 anos). Um dos principais fatores promotores deste fenómeno é, sem dúvida, a sociedade de elevado consumo alimentar em que as crianças e jovens, se encontram inseridas.

A escola é um local privilegiado para a Educação Alimentar, por várias razões:

  • É na escola que as crianças e jovens passam grande parte do seu tempo.
  • Na escola, podem ser criadas oportunidades de aprendizagem de estilos de vida saudáveis inseridos no plano curricular.

Assim, para que o jovem consiga ter mais energia e concentração é necessário que tenha atenção à sua alimentação. Criar hábitos saudáveis e ter horários definidos para se alimentarem é bastante importante.

A sua alimentação deve ser rica, variada e equilibrada. O nosso organismo necessita, diariamente de: proteínas, vitaminas, gorduras, sais minerais e hidratos de carbono.

Deve evitar açúcares, gorduras de origem animal, tabaco, medicamentos, álcool, entre outros.

É aconselhável fazer quatro refeições diárias, comer devagar e sentando, mastigando muito bem os alimentos.

PARTILHAR:

Leave a Comment

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano ou não a fim de prevenir submissões automáticas de spam.
3 + 2 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.