Como apoiar os filhos nas suas decisões vocacionais?

Orientar é guiar, esse é o papel dos pais e dos encarregados de educação que pode ser iniciado a qualquer momento, sem aflições, sem pressões, sem ansiedade. Orientar não significa escolher pelo seu filho ou escolher para ele. É estar presente, é motivar, é realçar os aspetos positivos do seu filho, é apoiar as suas opções, para que este tenha mais condições de tomar uma decisão ponderada, coerente e refletida.

Os pais afetam as escolhas vocacionais dos filhos enquanto modelos no desempenho dos seus papeis (pais, trabalhadores, etc.), na medida em que influenciam a imagem que os filhos têm de si próprios, enquanto motivadores dos filhos para atividades ocupacionais, como fontes de informação sobre as profissões e como promotores de um ambiente de desenvolvimento.

À medida que o adolescente se envolve de forma mais ativa, os pais devem assumir um papel cada vez mais periférico. Os pais devem deixar claro aos filhos que aceitam e esperam deles uma decisão individual quanto à escolha de um curso/profissão. Os filhos crescem rumo à autonomia e a escolha a que nos referimos devia ser intransmissível tal como o bilhete de identidade

Os pais devem no entanto encorajar os filhos a efetuarem uma exploração planeada em vez de esperarem apenas uma tomada de decisão relativamente ao curso/profissão pretendida. O mais importante não é o jovem ser capaz de dizer – eu quero ser médico, por exemplo. O mais importante é o processo em si. A forma como o jovem se implica e participa, com o objetivo de se descobrir a si mesmo e construir um projeto para si.

Com a sua ajuda, o seu filho vai ser capaz de efetuar uma exploração planeada e de, por fim, solucionar da melhor forma a tarefa de escolher uma profissão

(Manual Aconselhamento Parental – Skillsgym).

PARTILHAR:

Leave a Comment

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano ou não a fim de prevenir submissões automáticas de spam.
4 + 3 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.