Que Futuro? – O dilema dos nossos Jovens.

Como especialista neste sector – o da educação e formação profissional – sou confrontado inúmeras vezes nas palestras para o qual sou convidado com uma preocupação cada vez mais emergente sobre quais as “escolhas certas” que os jovens devem efectuar acerca do seu futuro. Apesar de legitimas, ontem como hoje existem certas respostas que são comuns mas no entanto mais exigentes.

Antes de tudo o mais, o sucesso começa a ser construído desde muito cedo no seio da família e em casa. É à volta dos "valores Core" que tudo o resto se vai construindo como se de uma casa se tratasse.

Se as fundações são boas tudo o resto se compõe mais facilmente, pois entre a família parental, profissionais de educação e educandos, todos partilham uma linguagem e preocupações comuns.

Acertar nas escolhas é onde entra o nível de exigência contemporâneo, possuir o conhecimento é ter o “poder certo” para estar mais perto das escolhas certas. Compreender o talento, as competências, a vocação dos jovens e adoptar os “hardskills” certos a estas razões e não o contrário é estar mais perto de construir uma vida repleta de realizações.

Por outro lado isto deve ser concertado também com outras questões práticas, como por exemplo, os jovens devem desde muito cedo serem treinados para estarem conectados com o mundo que os rodeia, serem preparados para situações do mundo real para obterem aquele elemento diferenciador. Também eles devem ter uma compreensão das suas competências, dos seus pontos fortes e dos pontos que tem de melhorar, possuirem uma ideia REAL acerca das suas escolhas: - Quero ser médico, mas quais são as responsabilidades de um médico? O que é ser um médico? As organizações de educação devem dispor de informação de qualidade sobre os níveis de empregabilidade dos seus cursos e proporcionar demonstrações práticas daquilo que propõem para os jovens.

Aconselho os Pais e filhos a recorrerem a todos os meios disponíveis, ás escolas, centros de competência como o nosso ou a profissionais do sector para terem o apoio adequado nesta questão tão sensível como o futuro dos nossos jovens. Muito mais pode ser acrescentado mas conto com o meu ponto de vista para valorizar este dilema.

João Dias – Administrador do Skills Gym – Centro de Competências, 
Conferencista e Coacher Motivacional, Especialista em Programas de Liderança e Vendas

PARTILHAR:

Leave a Comment

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano ou não a fim de prevenir submissões automáticas de spam.
7 + 2 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.