Reflexão sobre a Atividade Social Realizada

No dia 17/12/2014 disponibilizamos um pouco do nosso tempo para fazer uma visita ao lar de Sto. António.

A nossa visita teve a durabilidade de 3 horas, em média. Durante esta visita desenvolvemos várias atividades como: manicura, massagens e o jogo do dominó. Esta foi a primeira atividade de caracter social que desenvolvemos em grupo com a orientação da nossa formadora Mariana Pereira.

Mas afinal, o que é uma ação social? É muito mais que recolher alguns donativos, quer de carácter material ou monetário. Uma ação social trata-se de dar algo que sabemos que não iremos ter de volta, algo que não poderemos voltar a obter. Todas nós disponibilizamos de um pouco do nosso tempo, para dar atenção a todas aquelas pessoas. Tempo esse, que nunca voltaremos a ter de volta, algo que não poderemos comprar, mas nenhuma de nós se arrependeu de dar um pouquinho do nosso tempo para pôr em prática esta atividade tão enriquecedora.

Durante esta visita tomamos conhecimento de várias situações que nos tocaram profundamente e nos fizeram refletir sobre a sociedade atual e sobre a vida, as diversas formas de viver, nas fases pelo qual a vida é composta. Num momento podemos estar no auge da felicidade, como sem que esperemos somos sentados numa cadeira, ou deitados numa cama e mesmo que toda a gente nos trate bem, sentimo-nos deslocados e que ninguém necessita de nós.

A felicidade sentida pelos idosos, era enorme e contagiante deixando-nos a nós mesmas felizes. Foi uma experiência incrível para todas nós, assim como para todas aquelas pessoas.

Os idosos são vulgarmente ignorados e deixados de lado pela sociedade. Com esta atividade, concluímos que no fundo, apesar da idade já avançada, eles tem tanto para nos oferecer como nós a eles. Nos oferecemos o nosso carinho e a energia e o ânimo característicos da juventude, enquanto eles além de todo o carinho e preocupação, podem oferecer-nos toda a sua sabedoria e lições absorvidas durante a sua vida.

No final da atividade foi solicitado o nosso retorno para mais atividades. Ficamos profundamente contentes por saber que o nosso objetivo tinha sido cumprido: proporcionar momentos de felicidade aos idosos do lar. Agradecemos a oportunidade que nos foi facultada, poder planear, praticar e refletir sobre as verdadeiras ações de solidariedade, as diversas formas e como podemos intervir na sociedade atual.

As formandas e a formadora de CARE (Centro de Alto Rendimento Escolar)

PARTILHAR: