TRABALHOS FINAIS CURSO TMBA – PÓLO DE VILA DO CONDE

No âmbito do curso de TMBA – Desenvolvimento de Competências foram desenvolvidos trabalhos finais pelos nosso formandos de Vila do Conde que passo a descrever:

Na Turma das 9 Horas - Um evento intitulado "A promoção do sucesso", que teve vários momentos em que os alunos apresentaram, representaram a ainda interagiram com o público (lançando desafios).

O evento desta turma baseou-se em apresentar aos pais o caminho até agora feito, passando pela apresentação e representação dos vários módulos que foram trabalhados, e terminando numa representação teatral, simulando uma sala de aula, que teve o momento da primeira aula em que os colegas se puseram na pele dos outros e apresentaram-se como tal e num segundo momento simulando a última aula em que eles (agora na própria pele - esta transformação é uma metáfora à evolução deles no curso) falaram sobre o processo de OV, as competências que trabalharam e em que mudaram com o curso. Simultaneamente, conseguiu juntar-se roupa para doar à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde (o lado solidário do evento). Vamos agora tentar agendar um dia para irmos lá entregar.

Na Turma das 11 Horas: Um evento intitulado "Quem sou eu? Quem serei?", que adotou um formato mais simples, mas trouxe outros pormenores. Num estilo de conferência, os formandos foram apresentando-se uns aos outros (com formatos diversos, em que, por exemplo, um aluno construiu um vídeo muito engraçado para apresentar o colega) e depois falaram de todo o seu percurso antes e depois do curso, incidindo sobre o que conquistaram com este curso ao nível pessoal, social, escolar, etc. Tentamos que pudessem estar presentes profissionais da área de cada um para falarem sobre a importância da profissão na sociedade, mas só houve um disponível que representou a psicologia (uma amiga psicóloga que se disponibilizou), a profissão que uma formanda deseja. Mesmo assim, foi bastante positiva a sua presença. Para além disto, convidamos representantes de associações ou de espaços onde se praticasse voluntariado para falarem da importância do voluntariado. A "APAC" foi representada por uma formanda e três enfermeiros vieram representar a Casa da Avó (um lar da 3.ª idade), sendo que conseguimos beneficiar com discursos muito interessantes.

Acima de tudo, os alunos gostaram e superaram-se. Lidaram com contratempos, ganhando consciência das dificuldades de organizar um evento, e superaram as suas dificuldades pessoais (nalguns casos deram um passo de gigante). Dei-lhes imensa autonomia no planeamento, organização e implementação do evento e estou muito orgulhoso deles e do trabalho que desenvolveram.

PARTILHAR: