Um gesto por um sorriso

   
Os nossos formandos do Entroncamento levaram este mote a sério e espalharam sorrisos entre os idosos do Lar dos Ferroviários no Entroncamento. Com o apoio das formadoras, Filipa Saraiva (CARE) e Paula Calado (Inglês), no passado dia 17 de Janeiro os formandos refletiram sobre problemáticas sociais que mais os sensibilizam. A reflexão em grande grupo levou-os a focar a solidão que muitos idosos sentem na sociedade em que vivemos. Insatisfeitos com esta assunção, os formandos decidiram “tomar o assunto nas suas próprias mãos”; decoraram sacos com frases natalícias, colocaram no seu interior bolo caseiro, e dirigiram-se ao Lar dos Ferroviários onde entregaram estas lembranças aos idosos, proporcionando um momento de partilha, convívio e acima de tudo afetividade.

Fica um testemunho dos formandos:

“A visita ao lar foi feita a partir da “missão” Um Gesto por um Sorriso, a nossa missão era visitar o lar e fazer com que os idosos transmitissem no seu olhar um sorriso. No dia 17 de Janeiro preparámos sacos com bolinhos lá dentro e fomos visitar o lar. Receberam-nos muito bem, mostraram-nos as instalações, mantivemos o diálogo com alguns idosos, alguns contaram histórias de quando eram da nossa idade, outros referiram que já não iriam viver muito mais tempo, outros, por sua vez, tinham uma alegria incrível, dançavam, cantavam e uma idosa de 92 anos, ainda ajudava na lavandaria. Fiquei sensibilizada com tudo o que vi, mas fiquei feliz por termos cumprido a missão inicial “Um gesto por um sorriso”. É incrível como um gesto que aparentemente parecia tão simples, teve como resultado, sorrisos de felicidade e palavras que reflectiam carinho entre todos."

  

Este tipo de iniciativas, além de permitir intervir socialmente numa causa que sensibilizou estes jovens (a solidão entre os cidadãos sénior) trazendo um momento de interação e contacto interpessoal de facto e proximidade entre os seniores e os nossos formandos, encerra em si um poder pedagógico e transformativo muito mais forte do que qualquer aprendizagem de teor essencialmente teórico.
A nível pedagógico, este tipo de metodologias de aprendizagem, mais activas, participativas e vivenciais, representam importantes dínamos de importantes processo colectivos de aprendizagem, ao mesmo tempo que impactam directamente o púlbico-alvo das intervenções.

Assim, esta actividade permitiu promover a reflexão sobre problemáticas sociais atuais, fomentar valores positivos de espirito cívico e consciência social. Por outro lado, permitiu aos formandos trabalhar competências individuais, tais como a criatividade, a flexibilidade, juízo moral, a consciência social, a comunicação e o espírito crítico. É incrível pensar que uma iniciativa tão frutífera e criativa tenha partido de jovens de 10 a 13 anos de idade… Dá que pensar, não?

  

A falta de amor é a mais de todas as pobrezas.
Madre Teresa de Cálcuta

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