Como promover uma comunicação eficaz pais-filhos?

A comunicação entre pais e filhos permite o conhecimento mútuo e a partilha de ideias, sentimentos e pensamentos, fortalecendo os laços afetivos entre ambos. A comunicação eficaz com crianças pode ser definida como a componente de maior importância no relacionamento entre pais e filhos.

Uma criança recebe os valores para a sua formação através da comunicação, verbal, ou não. A atitude, por vezes, tem um impacto brutal, muito maior que o falar. Isso inclui expressões do corpo, linguagem corporal, as ações perante diversas situações, o silêncio e, até as reações emocionais.

Observe que muitas vezes concordam rapidamente com o que é dito e, outras vezes não. Por que será que isso ocorre? Basicamente, porque inconscientemente se aplica a comunicação eficaz e, outras vezes não.

Neste contexto, pode-se dizer que existem regras básicas para comunicar-se eficazmente com um filho. A primeira delas é ser um bom ouvinte. As crianças,  ormalmente, têm muito para falar. E precisam de um ouvido atento e interessado no que dizem. Isto atesta a importância do que levam no coração e, sem dúvida, melhora a relação. Além do mais: mostra o envolvimento do pai na sua rotina, o que é fundamental para estabelecer uma relação de confiança.

É imprescíndivel que no dia-a-dia da família se criem momentos de interação pais-filhos. As refeições costumam ser um desses momentos e podem ser uma ótima oportunidade de comunicar eficazmente com os filhos, quando a televisão e os telemóveis estão desligados.

A comunicação não deve ocorrer apenas quando surge um problema. Se tal acontecer sistematicamente, existe o risco de esses momentos adquirirem um significado negativo para a criança/adolescente, podendo leva-lo a evitar os pais.

PARTILHAR:

Leave a Comment

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano ou não a fim de prevenir submissões automáticas de spam.
3 + 12 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.