Religião abre a tua visão!

O QUE É A RELIGIÃO?

A Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado, é uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade.

  • Qual o seu impacto?
    Esta pode unir e mover pessoas em função de determinados ideais, sendo estes os que orientam o sentido da vida das mesmas. Porém, muitas das vezes, as pessoas deixam-se influenciar por outras e pelas suas crenças, e não pelos ideais de uma determinada Religião.
     
  • Qual a influência dos pais/família na escolha da religião?
    A família é dos fatores essenciais para a escolha da religião, sendo que esta é normalmente transmitida de geração em geração sem grandes alterações. No entanto não deve caber a ela decidir por nós. Devemos deixá-la guiar-nos, mas não a deixar ter a decisão final, sendo que esta deve ser nossa, pois somos nós que devemos tomar o rumo da nossa própria vida e não os outros.
     
  • Devemos respeitar todas as religiões independentemente da religião que praticamos.
    Esta ideia tem sido muito comum entre diversas religiões. No entanto estas são formadas por crentes que nem sempre conseguem compreender o verdadeiro sentido da mensagem transmitida pela mesma. Independentemente das ideias das pessoas envolvidas, as religiões devem ser respeitadas, e não levadas de ânimo leve. Deve, pois, existir respeito mútuo.
     
  • Papa Francisco: Simplicidade
    Especificamente na religião Católica têm sido sentidas alterações significativas desde há quatro anos (precisamente quando o Papa Francisco foi eleito). Desde então podemos observar mudanças no Vaticano, e nos temas polémicos como o abuso sexual, homossexualidade e divórcio. Por exemplo, o Papa foi elogiado por ter lidado com o histórico vergonhoso da Igreja no que diz respeito ao abuso sexual de menores, pois até hoje foi um assunto sempre ignorado por parte da Igreja. Também a homossexualidade é um assunto delicado e muitas vezes desprezado neste contexto, mas o Papa Francisco trouxe inovação neste tema com a ideia que "Se uma pessoa é homossexual e procura Deus, quem sou eu para julgá-la?".
     
  • O outro lado das crenças
    As religiões por vezes são utilizadas como pretexto para desculpar certas ações que são cometidas sem qualquer explicação racional, daqui podendo surgir as seitas.
    Seita é um termo que deriva do latim "secta" cujo significado é seguidor. O termo é utilizado para designar um grupo numeroso de uma determinada corrente religiosa que se destaca da doutrina principal.

    Texto escrito por:
    Pólo Vouzela – turma 11:00 – 12:30  
    - Cátia Ferreira
    - Diogo Pereira
    - Gabriela Correia
    - Maria de Lurdes Sousa

PARTILHAR: