Avaliação Psicopedagógica
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Avaliação Psicopedagógica
A avaliação psicopedagógica direcciona-se para alunos que tenham percursos de insucesso escolar, relacionados com dificuldades de aprendizagem motivadas pela falta de concentração, métodos de estudo pouco eficazes e má gestão de tempo.
Esta intervenção está preparada para sinalizar os problemas que originam as situações de distúrbio e dificuldade, após identificação, é desenhado um plano de intervenção que permitirá o treino de competências e capacidades motivadoras de um bom desempenho escolar. Serão, ao longo do processo de intervenção aplicadas medidas correctivas e utilizadas técnicas específicas que incidem nos desvios/problemas identificados.
As consultas poderão recair sobre métodos de estudo, promoção da auto-aprendizagem e autoconfiança, estimulação cognitiva e treino de competências pessoais.
As sessões serão desenvolvidas por uma equipa técnica experiente e especializada em psicopedagogia, o processo decorre de acordo com as seguintes etapas:
- Primeira Etapa - Entrevista aos pais e aluno para diagnosticar as necessidades
- Segunda Etapa - Diagnóstico - Apresentação e entrega do diagnóstico aos pais e aluno com plano de intervenção.
- Terceira Etapa - Avaliação - Aplicação de baterias de testes para identificação dos domínios que intervêm no processo de aprendizagem.
- Quarta Etapa - Feedback - Relatório de feedback com os resultados dos testes.
- Quinta Etapa - Intervenção psicopedagógica - Sessões de treino e estimulação de capacidades e competências
Objetivos gerais:
Esta área tem como objetivo conhecer o processo de aprendizagem nos seus aspetos cognitivos, emocionais e psicomotores. A sua atuação verifica-se tanto no processo de aprendizagem regular, como quando há indicadores de dificuldades de aprendizagem.
A psicopedagogia tenta esclarecer e definir os obstáculos que possam estar a interferir na aprendizagem da criança ou adolescente para posteriormente traçar um plano de intervenção.
Serei capaz de:
- Identificar sinais de alerta de dificuldades de aprendizagem, isto é, dificuldades na leitura, na escrita, na expressão escrita, no vocabulário, no grafismo, na expressão verbal, no raciocínio lógico-matemático, no cálculo ou dificuldades de atenção/ concentração, entre outros.
A quem se destina
Crianças e Adolescentes com indicadores de dificuldades de Aprendizagem detetados.
Programa
- Diagnóstico;
- Avaliação;
- Intervenção;