Técnicas de Aprendizagem
Cursos
Técnicas de Aprendizagem
Este curso, constitui uma nova forma de ensinar a aprender, e pode ser entendido como um conjunto de actividades de aprendizagem, cuja finalidade, é facilitar ao aluno, o alcance dos objectivos para o tema em estudo.
De acordo com vários autores, a aprendizagem ocorre em três domínios, cognitivo, afectivo e psicomotor, pelo que as actividades e dinâmicas a realizar vão permitir ao aluno um maior auto-conhecimento destes três domínios. É importante considerar que não existem dois alunos iguais quanto ao nível de maturação, capacidade, preparação escolar, domínio do vocabulário, resistência à fadiga, atitudes, interesses, padrões de conduta e reacção, e deste modo as técnicas de aprendizagem representam maneiras particulares de organizar as condições externas à aprendizagem.
Não se trata de um livro de «receitas» sobre como organizar os tempos de estudo ou como se preparar para os exames, pois isso seria negar a especificidade do ensino/aprendizagem, das estratégias e hábitos de estudo. Os programas que visam estes objectivos não podem ter uma «medida única» que a todos se adaptem. Pelo contrário, a utilidade e a eficácia deste tipo de programas exigem adequada adaptação às necessidades, interesses e conhecimentos de cada estudante.
Objetivos
Caracterizar, compreender e aplicar de forma eficaz as diferentes técnicas de aprendizagem.adequada adaptação às necessidades, interesses e conhecimentos de cada estudante.
Serei capaz de:
- Compreender e aplicar de forma eficaz as diferentes técnicas de aprendizagem.
- Desenvolver competências essenciais tais como: incentivar o gosto pela organização pessoal, desenvolver o ensino prático de técnicas de estudo, incentivar o prazer de saber pela autonomia do estudo e ajudar de forma construtiva o SUCESSO PESSOAL E EDUCATIVO.
A quem se destina
Jovens adolescentes.
Pré-requisitos
Jovens em idade escolar.
Programa
1. Conceitos
- Aprendizagem
- Memória
- Concentração
- Inteligência
2. Três domínios da aprendizagem e respectivos níveis
- Cognitivo
- Afectivo
- Psicomotor
3. Breve abordagem à Programação Neurolinguística
4. Importância do saber estudar
- Condições ambientais
- Local e organização
- Horários
- Condições físicas e psicológicas
- Procrastinação
- Gestão do tempo
- Planificação das sessões de estudo
- Definição de metas – objectivos da aprendizagem
- Preparação para a realização de testes
5. Importância de estilo de vida saudável
- Alimentação saudável
- Higiene do sono