Orientação Vocacional
Cursos
Orientação Vocacional
Esta intervenção tem em vista a tomada de decisão face à necessidade de fazer escolhas no acesso ao ensino secundário ou superior. Esta avaliação destina-se aos jovens que estão no 9º ano de escolaridades e se vêm confrontados com a sua primeira escolha, a área a seguir no secundário. Para jovens que se encontram no 12ºano a avaliação tem em vista a Orientação Académica e Escolha Profissional.
Por vezes, os alunos debatem-se com dúvidas muito desorganizadoras e angustiantes em relação à sua escolha profissional e respectivo curso superior, após se terem confrontado com a realidade de um determinado curso. Será que o curso que escolhi é verdadeiramente certo para mim? Há tantas cadeiras de que não gosto, será que irei gostar do exercício profissional posterior? Propomo-nos a enquadra-los na escolha que melhor se adequar ao seu perfil e expectativas.
Objetivos gerais:
O serviço de Orientação Vocacional tem como objetivos a promoção de competências e a ativação de recursos para lidar com as transições e desafios inerentes ao desenvolvimento vocacional, bem como o apoio à construção de projetos de vida/carreira.
Serei capaz de:
- Desenvolver e apoiar os percursos de vida;
- Apoiar os processos de decisão vocacional dos jovens em diferentes níveis do sistema educativo;
- Potenciar e promover o desenvolvimento vocacional em contextos educacionais e comunitário;
Programa
- Diagnóstico
- Sistema Educativo Português
- Exploração de Profissões a partir dos Interesses
- Conclusões – a decisão Vocacional
Resultados práticos
No final do processo de Orientação Vocacional o indivíduo recebe um relatório Final do Centro de Orientação Vocacional onde aparecerem descritos e explicados tecnicamente os seguintes parâmetros: Resultados obtidos nos Testes Aplicados e respetivo perecer, Apresentação das áreas profissionais de maior interesse e por ordem de preferência e respetivo parecer, Perfil intelectual e respetivo perecer e parecer final ao projeto do Centro de Orientação Vocacional.